top of page

TDAH

    O TDAH é um transtorno de neurobiológico, de causas genéticas, que se inicia na infância e frequentemente continua por toda a vida e se caracteriza por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade, presente em dois ou mais ambientes, que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento do indivíduo.

 

    IMPORTANTE ressaltar que nem toda criança agitada, desatenta ou impulsiva tem TDAH. Existem critérios que precisam ser preenchidos para que o diagnóstico seja firmado. 

    Nas crianças com TDAH ocorre alteração na região pré-frontal do cérebro e suas conexões. Essa região coordena as funções executivas, ou seja, aquela que regula nossos pensamentos, emoções e ações diante dos conflitos ou distrações, tornando-nos capazes de prestar atenção, ter autocontrole, memória, organização e planejamento. 

    Ocorre um desequilíbrio no sistema de liberação de substâncias químicas, os chamados neurotransmissores, que são responsáveis pela transmissão do estímulo elétrico a nível das sinapses entre as células nervosas (neurônios). Os neurotransmissores mais envolvidos são a dopamina e noradrenalina.

    O TDAH não é considerado uma doença, e sim, um transtorno. Assim sendo, não existe cura propriamente dita, mas tratamento. O tratamento deve ser multimodal, uma combinação de medicamentos, orientação aos pais e professores e diversos tipos de terapias. 

    A criança com TDAH tem direito às medidas de inclusão escolar.

Transtorno Específico de Aprendizagem

 - O que é transtorno específico de aprendizagem?

    É uma perturbação do neurodesenvolvimento que influencia a capacidade do cérebro para perceber e processar as informações da leitura, escrita e/ou matemática e está associado com manifestações do comportamento. O transtorno de aprendizagem não pode ser atribuído à desvantagem sócioeconômica ou ambiental, nem por instrução acadêmica inadequada ou insuficiente. Também não pode ser atribuída à deficiência intelectual, deficiência auditiva e/ou visual não corrigidas ou outras condições médicas e doenças neurológicas.

- O que é dislexia?

    Dislexia é o termo usado para caracterizar problemas na precisão e velocidade da leitura, problemas de decodificação e dificuldade ortográfica.

- O que é discalculia?

    Discalculia é o termo usado para caracterizar os problemas no processamento de informações e fatos numéricos, cálculos aritméticos e raciocínios matemáticos

A prevalência do transtorno de aprendizagem é de 5 a 15% entre as crianças de idade escolar em diferentes idiomas e culturas. Acomete mais os meninos do que as meninas, a proporção varia cerca de 2:1 ou 3:1. 

Era digital: Uso de telas

A melhor forma de preparar uma criança para o mundo online, é o mundo offline, o mundo real.

A SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA (SBP) recomenda:

-  Evitar a exposição passiva em frente às telas digitais para crianças com menos de 2 anos

-  Limitar o tempo de exposição às mídias ao máximo de 1 hora por dia, para crianças entre 2 a 5 anos de idade.

-  Crianças entre 0 a 10 anos não devem fazer uso de televisão ou computador nos seus próprios quartos. 

O cérebro exposto a essas telas recebe um bombardeio constante de estímulos visuais e auditivos, ou seja, na verdade, esses joguinhos acostumam o cérebro a ficar constantemente hiperestimulado. A criança passa a necessitar de estímulos intensos para focar sua atenção, ou seja, ela não desenvolve a atenção sustentada. É fascinação. 

Além disso, esses dispositivos são altamente viciantes porque introduzem a criança em um círculo de recompensa pela liberação de dopamina. 

A criança que fica muito tempo nas telas não interage e nem se comunica, presa em seu próprio mundo virtual. Ela não desenvolve as habilidades sociais, motoras, cognitivas e afetivas. Quanto mais fica nos seus joguinhos, começa a ter uma idéia fixa e interesse restrito nos joguinhos (só sabe falar sobre seu jogo, alienada totalmente do que ocorre ao seu redor).

Muitas vezes, por não saber lidar com frustrações, passa a fazer birra, descontrolando-se até poder voltar ao seus eletrônicos. Em outras palavras, o abuso de telas faz com que essas crianças tenham até características semelhantes daquelas que fazem parte do espectro autista. 

Todas as telas liberam um tipo de luz (luz azul) que inibe a produção de melatonina, que é o hormônio do sono. A melatonina, além de regular o sono, tem outras inúmeras funções, como por exemplo, agir na plasticidade sináptica, balanço de neurotransmissores excitatórios e inibitórios, além de desenvolvimento de neurônios e da glia. Por isso que a criança que não dorme bem tem grande prejuízo no seu desenvolvimento.

O ideal é que ela não seja exposta à luz azul ao menos 1-2 horas antes do horário de dormir. 

Há benefícios e malefícios que têm acompanhado a tecnologia digital. São de fundamental importância o bom senso e a informação adequada para as famílias, crianças e adolescentes sobre este assunto.

 A idéia não é proibir por proibir, e sim, dar alternativas.

Gagueira ou Transtorno da Fluência com início na infância

- Até que ponto é normal a criança gaguejar?

- É preciso fazer um tratamento para a criança disfluente?

Disfluência ou gagueira da infância é uma falha na sequência de produção articulatória da fala (ritmo da fala) e inicia-se no período do desenvolvimento da linguagem da criança. Deve ser classificada como transtorno quando causa ansiedade, prejudicando a comunicação efetiva, a participação social e o desempenho acadêmico/profissional.

O tratamento da gagueira de início na infância deve ser introduzido precocemente. Existem diversas técnicas terapêuticas e outros tratamentos como farmacológicos e dispositivos auditivos. Deve-se, principalmente, aconselhar a criança e a família e assim desenvolver estratégias de autoestima para melhorar a fluência da fala, reduzir as atitudes de evitação e sintomas de tensão motora.

Transtornos da Fala

- Meu filho tem 2 anos e ainda não fala. Posso esperar?

- Não entendo o que ele fala!

É importante acompanhar o desenvolvimento da linguagem da criança. Se ela estiver com algum atraso, é fundamental iniciarmos o quanto antes sua abordagem e investigação.

Dispraxia Verbal

Quando a criança não possui capacidade de planejar e executar movimentos motores voluntários necessários a produção de uma função específica, mesmo tendo habilidade para tal, dizemos que esta criança apresenta dispraxia. Esta, quando ocorre nos movimentos de fala é denominada de dispraxia verbal. Nestes casos, a criança sabe o que tem que fazer, não tem dificuldade motora para realizar o movimento, mas tem impossibilidade de fazê-lo

Transtornos do Neurodesenvolvimento

A criança com dificuldades na aprendizagem precisa ser bem avaliada. Seu baixo desempenho pode ser devido a diversas causas, desde déficits pedagógicos e ambientais, a questões psicológicas ou doenças orgânicas. Algumas apresentam o transtorno de neurodesenvolvimento que é uma condição inerente à criança, ou seja, essa é a forma que seu cérebro funciona. 

Você conhece quais são esses transtornos?

Segundo o DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), fazem parte deste grupo:

1) Deficiências Intelectuais

2) Transtornos da Comunicação

3) Transtornos do Espectro Autista

4) Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)

5) Transtorno Específico de Aprendizagem 

6) Transtornos Motores 

7) outros

Infelizmente, não existe “cura”, propriamente dita, mas com o tratamento, em geral através de diversos tipos de terapias, conseguimos alcançar grande melhora no desempenho dessa criança. Assim sendo, é preciso um olhar da família, da escola e dos terapeutas no sentido de estimular ao máximo todo seu potencial para que a criança se desenvolva da melhor forma, mas respeitando e entendendo quem ela é, e, acima de tudo, respeitando seus limites.

O grande desafio é conciliar todas as terapias, aulas de reforço e recuperação, com uma infância feliz, com tempo e direito de brincar, que toda criança deveria ter.

Sono e Aprendizagem

É preciso dormir para aprender?

Quantas horas de sono meu filho deve ter?

Como ajudá-lo a estabelecer esta rotina?

O que atrapalha a qualidade do sono?

Superdotação

- Meu filho aprendeu a ler e escrever com 3 anos. Ele é superdotado?

- Todo superdotado é um nerd?

- É importante reconhecer precocemente as altas habilidades de uma criança?

São inúmeras dúvidas que existem sobre este tema.

O que mais importa, na realidade, é buscar um equilíbrio no desenvolvimento da criança, estimulando suas potencialidades e trabalhando suas dificuldades.

Dislexia

- Meu filho escreve as letras do contrário!

- Ele é muito inteligente, mas tem muita dificuldade para ler! Ele vai lendo sílaba por sílaba!

- Puxa, ele não consegue soletrar as palavras!

A dislexia é um transtorno específico de linguagem, de origem neurobiológica. A criança apresenta uma dificuldade no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, na ausência de comprometimento físico, intelectual e psicológico.         

Será que meu filho está se desenvolvendo bem? Por onde começo?

- Puxa, meu filho está demorando para falar. Será que é normal?

- A professora comentou que ele vem apresentando algumas dificuldades. Será que existe algum problema?

- Até quando devo esperar?

Processamento Auditivo

- Ele ouve, mas não entende!

- Ele não aprende quando tem barulho.

- Ele troca muito as letras, para falar, ler ou escrever.

Essas queixas são muito frequentes em quem tem problemas de processamento auditivo.

DEL: Distúrbio Específico de Linguagem

- Meu filho ainda não fala, mas tem audição normal e não parece ter outros problemas de desenvolvimento. O papai também demorou para falar. Será que devo me preocupar? 

Please reload

bottom of page